O Manaus Tech Hub (MTH), espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, dará início no dia 17 de janeiro de 2023 a mais uma rodada do programa de residência “Conexão Distrito”. Até o dia 07 de fevereiro, a iniciativa recebe inscrições de startups da Amazônia Ocidental e Amapá, para solucionar os desafios propostos pela Intelbras, indústria participante desta edição. Serão selecionadas duas startups, que serão divulgadas no dia 17 de fevereiro.
A Intelbras é uma empresa que há 45 anos oferece soluções inovadoras em segurança, redes, comunicação e energia. A empresa surgiu no ano de 1976, mas foi um pouco depois, durante a década de 80, que a indústria apresentou para o mercado o primeiro PABX desenvolvido com tecnologia nacional.
De acordo com Diego Vieira da Silva, Supervisor de Processos Industriais da Intelbras, a participação da indústria cria grandes expectativas, uma vez que os desafios estão de acordo com o planejamento estratégico da companhia. “A Intelbras tem inovação em seu DNA, participar desse projeto é uma forma de facilitar a conexão entre a indústria e startups com o objetivo de criar soluções tecnológicas que possam impactar o ecossistema da região. A expectativa é que a implementação da Prova de Conceito (POC) seja positiva e que tenhamos a abrangência não apenas para a Filial Manaus, mas também para as outras filiais do grupo Intelbras.”
Com o objetivo de definir os principais desafios que a empresa possui hoje, a Intelbras participou de dinâmicas com o time de Inovação do Manaus Tech Hub. Os desafios encontrados pela empresa foram: Desenvolver um sistema de visão computacional para detectar itens irregulares nas linhas de montagem e Desenvolver uma solução que elimine falhas no processo de produção.
O especialista em inovação do MTH, Daniel Goettenauer, ressalta a relevância do começo de mais uma rodada do programa. “É importante para demonstrar de forma prática que startups da região conseguem ajudar indústrias locais que atendem a grandes mercados a aplicar inovação em seus processos e produtos. Nessa rodada as startups participantes devem ser dos estados do AM, RO, RR, AP ou Acre.”
Os critérios classificatórios da seleção das startups são: Necessitam estar alocadas na região da Amazônia Ocidental e estado do Amapá; Tempo de operação; Modelo de negócios condizente com os desafios apresentados; Capacidade de execução compatível com os desafios selecionados; Fase na qual a startup se encontra.
A Rodada #3 do Conexão Distrito conta com recursos da Softex, via Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) e com o apoio do Sidia Instituto de Ciência & Tecnologia, Polo Digital de Manaus, Amapatec e Sebrae.
Confira a live de lançamento pelo canal do Youtube do Manaus Tech Hub. Inscreva-se aqui!
Sobre o Programa Conexão Distrito
O Programa de Residência Conexão Distrito incentiva startups a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus. As demandas são definidas pelas indústrias patrocinadoras do programa a partir de desafios.
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores. Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.