Logo: Manaus tech hub

Artigo: Quer inovar e não sabe por onde começar?

por | 02/nov

Artigo original publicado no Portal Na Cuia da Cris.

Se a sua empresa pretende inovar e não sabe por onde começar, aqui vão dicas de como sair do zero e ter a cultura da inovação no seu time. Sabemos que no dia a dia das organizações, o core business (objetivo principal da empresa) acaba por tomar todo o tempo da liderança, tornando difícil criar estratégia para novos horizontes ou mesmo para sair de incertezas vividas no mercado como um todo.

Nesse sentido, é primordial planejar o futuro, e até mesmo o presente, sempre alinhado com a inovação, com as tendências e com o mercado.

Para isso, dentre as diversas formas de se iniciar o engajamento da sua empresa com a inovação, apresentamos três eventos que podem ajudar nesse processo:

Design Thinking – Este evento pode ser realizado em um dia (8 horas de duração), com a participação da liderança e pessoas chave da empresa. O objetivo será o de identificar dores e possíveis soluções para as mesmas através de inovações tecnológicas.

Innovation Day – Este evento também pode ser realizado em um dia (8 horas de duração), porém com a participação de diversos setores da empresa, em conjunto com a liderança. O objetivo aqui é conectar colaboradores de diferentes áreas da empresa com ideias para diversificação do core business, trazendo cases de Startups e plantando a cultura empreendedora. Neste evento surgem ideias para a diversificação dos produtos e serviços da empresa no mercado aliando tudo isso com novas tecnologias.

Hackathon – Este evento é uma competição que pode ser lançada para os times internos ou para a sociedade em geral (estudantes e profissionais de diversas áreas do conhecimento). Aqui a empresa lança 2 a 3 desafios num evento com duração de 3 a cinco dias. São formados times multidisciplinares para trabalharem em ideias de soluções surgidas a partir de desafios. Os participantes recebem conteúdo e mentoria de um time técnico especializado e ao final a empresa tem ideias inovadoras para os desafios lançados.

Portanto, se a sua empresa ainda não inovou e anseia por se conectar com soluções tecnológicas, pense em rodar um dos eventos acima. Os ganhos e benefícios são imediatos.

Por Jacqueline Freitas

Foto: Divulgação/Manaus Tech Hub

Advogada, cursando MBA executivo pela Fundação Dom Cabral. Trabalha há mais de 15 anos como gestora administrativa e jurídica de projetos em instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Atualmente é gerente sênior da Unidade de Negócios do Sidia e gestora do Manaus Tech Hub.