O Manaus Tech Hub, espaço de inovação e empreendedorismo do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, encerra 2024 com uma série de conquistas que reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento de novos negócios na Amazônia. Entre projetos inovadores, eventos de grande impacto, prêmios e novas iniciativas, o Hub consolidou sua posição como um importante elo entre startups, empresas e a sociedade. Confira a retrospectiva:
Projetos de destaque
Ao longo do ano, o Manaus Tech Hub concluiu três grandes projetos:
1. Conexão Floresta: O projeto viabilizou a transferência de tecnologia desenvolvida pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia para startups do estado do Amazonas – GETTER S.A. e Acre – FABWORK. Como resultado, nasceram as startups Wood Chat (AC) e Wood Scan (AM), focadas na identificação de madeira na Amazônia. A ação contou com recursos da Lei de Informática, via Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), coordenado pelo Idesam.
2. Conexão Distrito #4: A quarta rodada do programa conectou as startups Fabwork (AC), Navegam Log (AM) e Rosh Tecnologia (AM) a uma grande indústria do Polo Industrial de Manaus (PIM), Compal, com foco em soluções logísticas. Este projeto também foi viabilizado pela Lei de Informática, via Programa Prioritário de Indústria 4.0 (PPI4.0), coordenado pelo CITS.
3. Green Up Pre-Accelerator: Em seu primeiro Batch, focado na bioeconomia, o programa pré-acelerou startups de diversos estados da Amazônia Ocidental e Amapá, como Amazon Nanoforest (AC), BactoLac (AP), CARVÃO DE AÇAÍ(AP), Amazonbiofert (AP) e Cicapet (AC), promovendo o desenvolvimento de soluções sustentáveis.
Expansão e impacto
Foram realizados 14 eventos ao longo do ano, alcançando mais de 600 pessoas em cidades como Manaus, Macapá, Porto Velho e Boa Vista, além de eventos virtuais. Essas ações conectaram profissionais ao ecossistema de inovação da Amazônia e fortaleceram a rede de colaboração na região.
Rede de Mentores
Em 2024, a Rede de Mentores do Manaus Tech Hub recebeu 116 inscrições, resultando em 77 novos selecionados de diversas áreas e regiões do Brasil.A rede, composta por acadêmicos, empreendedores e profissionais de diferentes áreas do conhecimento, desempenha um papel crucial no suporte aos programas promovidos pelo Hub.
Reconhecimento e prêmios
O ano também foi marcado por conquistas significativas:
• Artigos: Os artigos “A importância da divulgação de chamada de inovação aberta em mercados com pouca prática da modalidade” e o “Conexão Floresta: Inovação Aberta para Sustentabilidade e Bioeconomia na Amazônia” foram aceitos no 2º e 3º Congresso Internacional de Cases de Open Innovation da 100 Open Startups, respectivamente, sendo o segundo reconhecido como o melhor case apresentado em Bogotá – Colômbia.Além disso, o artigo “Parceria fortalece ecossistema de inovação em Rondônia: startups conquistam novas oportunidades com a lei de informática de Manaus” foi aceito na Conferência Anprotec 2024.
• Premiações no Brasil:O Manaus Tech Hub foi reconhecido como Top 10 Hub de Tecnologia no Startup Awards; Top 1 Ecossistema de Inovação do estado do Amazonas no 100 Open Startups, além de conquistar dois prêmios no Jaraqui Graúdo 2024.
Novas iniciativas
Entre as novidades do ano, destacam-se:
• MTH Academy: Lançado como uma escola de formação em negócios e tecnologia, o MTH Academy já realizou dois cursos em Manaus, com foco em inteligência artificial e gestão de portfólios de inovação.
• MTH Talks: Nova iniciativa mensal que conecta startups a parceiros do Hub por meio de capacitações gratuitas e acessíveis.
Presença na mídia e Portfólio
Com mais de 80 menções na imprensa regional e nacional, o Manaus Tech Hub consolidou sua visibilidade em veículos como Época Negócios e Valor Econômico, destacando seu papel de impulsionar startups e inovação na Amazônia.
Além disso, em 2024, o Hub alcançou a marca de 38 startups ativas em seu portfólio e 77 novas startups em relacionamento, abrangendo todas as regiões do Brasil e diversos segmentos.
O ano de 2024 foi repleto de avanços que refletem o compromisso do Manaus Tech Hub em fomentar um ecossistema com novos negócios inovadores na Amazônia. Em 2025, o Hub promete continuar ampliando seu impacto e contribuindo com o desenvolvimento da região.
Texto: Thalita Bandeira – Comunicação Manaus Tech Hub
Imagem: Arquivos Manaus Tech Hub