A região Norte do Brasil possui um grande potencial em inovação tecnológica. Além da riqueza de materiais, a região atua diretamente no desenvolvimento de tecnologiais capazes de se expandir por todo o país. Pensando nisso, o Manaus Tech Hub, espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, promove o evento “Inovação que vem da Amazônia”. A iniciativa tem como objetivo apresentar como é o ambiente de desenvolvimento de projetos inovadores na região com a maior biodiversidade do país, com apresentações de iniciativas que vem contribuindo fortemente no fomento à inovação dos ecossistemas local e nacional.
O evento híbrido (on-line e presencial) ocorrerá em São Paulo no dia 01 de novembro de 2022, das 14h às 16h (horário de Brasília), no Auditório do Inovabra Habitat localizado na Rua da Consolação, 2302 – SP. “Nossa participação se resume em valorizar as características do ambiente de desenvolvimento de projetos inovadores na região Norte, apresentando iniciativas que potencializam a inovação do ecossistema local e nacional junto aos nossos parceiros”, explica Paulo Melo, gerente sênior do Manaus Tech Hub e de Novos Negócios no Sidia.
Além do MTH, o evento conta com a presença de convidados especialistas em inovação e tecnologia, dentre eles o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam); a startup que possui a maior rede de agdata da América Latina, a Agrosmart e a empresa de infraestrutura tecnológica, BetaBlocks. Os convidados irão contribuir com palestras sobre o desenvolvimento de projetos inovadores e discutirão sobre a importância e o impacto do uso de novas tecnologias independente do setor de atuação.
A transmissão para o público será gratuita e estará disponível na plataforma Sympla. Realize sua inscrição clicando aqui.
Conheça os palestrantes
Carlos Koury
Engenheiro Florestal formado na Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), desde 2000 atua com temas da Amazônia em temas que contribuem ao desenvolvimento de cadeias de valor sustentáveis e desenvolvimento de territórios. Atualmente, é Diretor de Inovação em Bioeconomia do Idesam, supervisionando projetos de inovação e o Programa Prioritário de Bioeconomia, política da Suframa/ME que tem fomentado inovação na inclusão socioprodutiva, agregação de valor e soluções para entraves de cadeias produtivas amazônicas.
Andressa Piccin
Engenheira Agrônoma pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Esteve envolvida com projetos de agricultura e sustentabilidade desde 2016, atuando com foco em genética até 2020, incluindo experiência internacional nos Países Baixos. Atualmente ocupa o cargo de Corporate Account ESG na Agrosmart, desenvolvendo projetos focados no desenvolvimento socioambiental de cadeias agrícolas através da plataforma ESG.
Fabio Toledo
Gerente Geral no Brasil da BetaBlocks, empresa de infraestrutura tecnológica para ativos digitais com track record de implementações complexas em blockchain, Fabio é um executivo sênior com mais de 20 anos de experiência em gestão de negócios na América Latina, Europa e Ásia, incluindo projetos com a Fórmula 1 e Manchester City FC. É graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP, com certificados executivos pela Haas School of Business (Berkeley), McDonough School of Business (Georgetown) e Singularity University.
Paulo Melo
Psicólogo, com mestrado em psicologia cognitiva e doutorado em desenho industrial pela Eindhoven University of Technology (TU/e). Atualmente, é gerente sênior do Sidia e trabalha com tecnologias emergentes para clientes globais.
Marcus Peçanha
Autor do livro Conexão Capitalismo e Meio Ambiente. Empreendedor, Marcus é sócio fundador da Verd Invest Consultoria Ambiental, que traz o dinamismo e a eficiência da iniciativa privada para projetos ambientais. No passado, Marcus foi CFO da Fundação Florestal e Assessor Especial do Ministério do Meio Ambiente.
Sobre o Sidia
Fundado em 2004, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia é um dos maiores institutos de PD&I do país e responsável por implementar soluções tecnológicas inovadoras para o mercado local e global. O Sidia é referência no desenvolvimento de tecnologias focadas em 5G, IoT, Inteligência Artificial, VR/AR, Softwares Embarcados, Automação Industrial, Visão Computacional, entre outros. Atua em diversos setores como Indústria 4.0, Saúde e Varejo, criando novas tendências e oportunidades de negócios.
Com três unidades em Manaus (AM), uma em Porto Velho e uma em São Paulo, o time do Sidia é formado por mais de 1.200 profissionais engajados com a inovação, composto por especialistas de diferentes formações intelectuais e culturais, além de infraestrutura de ponta.
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores. Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.