Nesta quinta-feira (26/09), o Manaus Tech Hub (MTH) esteve presente na celebração dos 5 anos do Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), uma iniciativa coordenada pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam). O programa, que é uma política pública da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), tem como objetivo aproximar o Polo Industrial de Manaus (PIM) da biodiversidade amazônica, promovendo inovação sustentável e o desenvolvimento de soluções voltadas à bioeconomia.
Ao longo desses cinco anos, o PPBio tem gerado impactos relevantes no setor de inovação da Amazônia. Por meio de incentivos do programa, o Manaus Tech Hub acelerou três startups: Agrosmart (AM), Awty (AM) e Inova Manejo (AP). Além disso, o MTH também desenvolveu dois projetos estratégicos: o Precifica, com a startup Amazônia Fish (RO), e o projeto de Identificação de Madeira, realizado com as startups Getter (AM) e Fabwork (AC). Este último impulsionou a criação de duas novas startups especializadas: Wood Scan e Wood Chat, que atuam na tecnologia de escaneamento e análise da madeira.
Para Alessandro Dias, coordenador do Manaus Tech Hub, o papel do PPBio tem sido fundamental para aproximar a indústria da biodiversidade regional e abrir caminho para soluções inovadoras. “O PPBio tem sido um grande motor de transformação, unindo tecnologia e sustentabilidade de forma inédita. Através dessas parcerias, conseguimos acelerar startups que não só trazem inovação, mas também contribuem para a preservação e valorização da nossa biodiversidade”, destacou.
Karol Barbosa, coordenadora de projetos do PPBio, reforçou a importância da atuação colaborativa com o ecossistema de inovação. “Temos contado com a parceria fundamental do Manaus Tech Hub, que tem acompanhado nossos projetos de perto. Um ótimo exemplo é o projeto que estamos apresentando aqui na exposição, que demonstra como a tecnologia pode ser aplicada para valorizar a biodiversidade amazônica. Agradecemos muito essa parceria, especialmente neste momento em que celebramos cinco anos de atividades e os resultados alcançados em conjunto com o Manaus Tech Hub e a Sidia, um dos nossos cases de sucesso”, afirma.
O Manaus Tech Hub parabeniza o Idesam e todos os envolvidos pelo sucesso alcançado nesses cinco anos de programa, e reafirma seu compromisso em continuar promovendo a inovação e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, em parceria com o PPBio.
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço de inovação e empreendedorismo criado pelo Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de executar programas e projetos, promovendo a conexão de startups, empresas e governos com foco na Amazônia Ocidental e estado do Amapá. Com amplo portfólio de negócios, o time atua em diversas frentes, tais como promoção de eventos de tecnologia, mentorias, consultorias, pré-aceleração e aceleração de startups, parcerias públicas e privadas, programas de inovação corporativa e apoio à captação de recursos via Lei de Informática CAPDA e CATI.
Texto: Thalita Bandeira – Comunicação do Manaus Tech Hub
Banner: Arquivos do Manaus Tech Hub