Formalização ocorreu durante o Demoday da Green Up Acelerator, realizado na última quinta-feira (19/08)
Na tarde da última quinta-feira (19), o Manaus Tech Hub (MTH) – espaço de inovação aberta do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia – e a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), assinaram o acordo para a cessão de espaço no Casarão da Inovação Cassina. A formalização ocorreu durante a programação Demoday da Green Up Accelerator, promovido pelo MTH, e contou com a presença de Paulo Melo, gerente sênior do Sidia, Daniel Goettenauer, especialista em Inovação do MTH, e Radyr Júnior, secretário da Semtepi.
Segundo Daniel Goettenauer, especialista em Inovação do Manaus Tech Hub, a parceria é um passo importante, pois possibilita o crescimento das startups manauaras de forma mais acelerada. “A proximidade do MTH a um espaço público de inovação, como o Casarão da Inovação Cassina, é muito importante para todo o ecossistema, já que uma aceleradora faz parte de um ciclo de crescimento das startups e um dos objetivos do município é ampliar o volume de startups que possam ajudar a cidade no desenvolvimento de novas soluções para facilitar a vida dos manauaras e aumentar o volume de negócios dentro da cidade”, afirmou.
O acordo de cooperação terá duração inicial de um ano e visa a execução de atividades conjuntas nas áreas do empreendedorismo, inovação e transformação digital. Na parceria, o MTH terá uma sala no Casarão da Inovação Cassina, com capacidade para oito pessoas e também poderá utilizar os espaços comuns, tais como salas de reunião, auditórios, espaço de coworking, rooftop, entre outros.
O secretário do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, Radyr Júnior, destacou a importância da parceria para o ecossistema manauara. “É com muita alegria que recebemos o Manaus Tech Hub. A visão da nossa gestão e a nossa especialidade é criar novas oportunidades, e é isso que estamos criando nesse momento para o ambiente de inovação de Manaus e para as startups. Estamos caminhando a passos largos para a implementação do distrito de inovação e esses são os primeiros passos. Começamos bem pequenos e estamos ficando grandes com a ajuda do MTH”, complementa.
A assinatura também inclui a possibilidade de parcerias em eventos, treinamentos, divulgações e programas com o objetivo na implementação de pesquisas, desenvolvimento, inovação e capacitação de recursos humanos.
Demoday – Green Up Accelerator
O Demoday da Green Up Accelerator marcou a finalização do primeiro ciclo do programa voltado para aceleração de startups da região. Durante o evento, startups e empreendedores puderam demonstrar todo o aprendizado e evolução proporcionados pelo programa de aceleração, além de criar um ambiente favorável para networking e para a apresentação de seus projetos para investidores de diferentes modalidades, como Bemol, Ocean, Sebrae e CDL.
A Green Up Accelerator contou com 27 inscrições de empresas de base tecnológica da região. Para a seleção, foram avaliadas a relação das startups com clientes, produtos, mercado, investimentos, faturamento e programas pelos quais já haviam passado.
Durante doze meses, as startups Backlog, eMercado, HeyGas, Keep Smiling e NavegAM tiveram acesso a diversos serviços, mentorias especializadas, suporte com o time jurídico, de negócios, gestão e de comunicação, conexão com novos negócios do Sidia, filiação de um ano e mais de R$ 1 milhão em benefícios com a Associação Brasileira de Startups (Abstartups), além da participação e realização de eventos no Manaus Tech Hub.
Na ocasião, também foi lançada a chamada para a Rede de Mentores do MTH. O programa é voluntário e atualmente é formado por mais de 60 profissionais de diferentes partes do Brasil – acadêmicos, empreendedores e empresários – tanto de áreas técnicas como administrativas, que queiram contribuir nos programas promovidos pelo Manaus Tech Hub. Os interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/mentoresmth-2021.
Sobre o Manaus Tech Hub
O Manaus Tech Hub é um espaço com o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia, com inovação aberta e oportunidades em novos negócios, conectando empresas do Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.
Trata-se de uma iniciativa do Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia com o propósito de contribuir com o ecossistema de inovação da região.