O ano de 2021 foi marcado por diversos avanços no ecossistema de inovação da região e o Manaus Tech Hub não ficou de fora dessa jornada.
Pudemos compartilhar com você algumas conquistas e lançamentos realizados ao longo de 2021 através dos nossos canais, mas achamos válido recapitular os destaques para começar o próximo ano cheios de inspiração para fazer ainda mais! ✨
Vamos à retrospectiva?
Hackathons
Este foi o ano dos hackathons para o Manaus Tech Hub. Promovidos em parceria com os times de Visual Display e Health Innovation do Sidia, a realização do HackaDisplay em maio e do Hack4Health, em dezembro, respectivamente, foram destaques este ano no calendário de eventos de tecnologia da cidade.
Além disso, pelo quarta edição consecutiva, organizamos localmente o hackathon NASA Space Apps Challenge, e que, assim como em 2020, ocorreu mais uma vez totalmente online. As maratonas juntas reuniram mais de 150 estudantes e profissionais, com o objetivo de fomentar ideias e projetos inovadores nesses segmentos.
Lives e novos parceiros
Já no mês de maio, nos tornarmos parceiros da Distrito, maior plataforma independente de inovação aberta do país e promovemos diversas lives no Instagram ao longo de 2021, com parceiros e atores do ecossistema, como a própria Distrito, iDEXO, Prefeitura de Manaus e Tutiplast.
Neste sentido, visando ampliar ainda mais parcerias para eventos e outras atividades, em junho, assinamos um acordo de cooperação com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi). O Casarão da Inovação Cassina agora possui uma sala exclusiva do MTH em suas dependências.
A assinatura foi realizada durante o Demoday da Green Up Accelerator, que auxiliou as startups manauaras Backlog, eMercardo, HeyGas, Keep Smiling e NavegAM durante o período de 12 meses, e finalizou o primeiro batch com um evento para investidores e entusiastas da tecnologia também no espaço colaborativo.
As startups contaram com mais de 71 horas de mentorias das mais diversas áreas – negócios, UX design, marketing, software e outros – além das oportunidades de negócio geradas.
Rede de Mentores
E falando em mentores, em agosto, a Rede de Mentores do Manaus Tech Hub completou um ano e lançamos um novo processo seletivo. Já são mais de 100 profissionais e empresários voluntários, auxiliando os empreendedores nos programas de residência e aceleração do hub.
Marco Legal das Startups
Neste meio tempo, o Marco Legal das Startups foi sancionado e publicamos um e-book com um resumo dos principais pontos para os empreendedores. Você pode conferir, clicando aqui.
Artigos e publicações
Todo esse trabalho rendeu citações e divulgações do MTH em portais de relevância a nível local, nacional e até internacional, com destaque para os artigos publicados no portal Startupi, Startups e Nextrends. Você pode conferir, por exemplo, as nossas publicações mensalmente no portal TI Inside.
Conexão Distrito
2021 também foi o ano de consolidar o nosso programa de residência Conexão Distrito, que visa conectar startups e indústrias do Polo Industrial de Manaus, incentivando o desenvolvimento de soluções tecnológicas e fomentando a cultura da inovação aberta no distrito industrial.
Foram duas rodadas ativas em 2021:
Rodada #1 – Através do programa, o MTH lançou em abril de 2021, os desafios da Tutiplast e Electrolux em chamada nacional. As startups escolhidas foram: 42CodeLab, Forsee, VRMonkey, TCX e Ubivis.
Rodada #2 – Já em setembro de 2021, o MTH lançou os desafios da Recofarma Manaus (The Coca-Cola Company) e selecionou, dentre as startups inscritas, as 3 que seguiriam para a residência: 42CodeLab, Forsee e 2CX.
Edital Softex IA2MCTI
Outro programa que teve continuidade foi o edital IA2MCTI, iniciado em 2020 pela Softex Brasil em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Fazendo parte das 15 aceleradoras (e a única da região Norte) credenciadas, este ano o Manaus Tech Hub deu início à fase de aceleração dos projetos, auxiliando duas startups locais: Backlog e EuDireto.
Prêmio Jaraqui Graúdo 2021
E para fechar a temporada, dezembro trouxe um reconhecimento que pra nós tem valor imensurável. Fomos vencedores diretos em quatro categorias na 6ª Edição do Prêmio Jaraqui Graúdo, promovido pela comunidade de startups Jaraqui Valley. A cerimônia de premiação aconteceu no início de dezembro, durante a 3ª Feira do Polo Digital de Manaus.
Pescamos os “jaraquis do ano” nas categorias “Assessoria/Consultoria”, “Aceleradora”, “Programa para Startups” e “Evento do Ano” com o Demoday da Green Up Accelerator.
Tivemos ainda a satisfação de ver nosso mantenedor Sidia vencer como “Instituto de Inovação”, nosso especialista em inovação Daniel Goettenauer como “Mentor do Ano” e a NavegAM, acelerada pela GreenUp, ser nomeada a “Startup do Ano”.
O processo de seleção contou com fases de indicação popular e os vencedores foram escolhidos pela Academia da iniciativa, que conta com especialistas e atores relevantes de todo o Brasil.